domingo, 1 de novembro de 2015

Toronto - Como comprar ticket e fazer transferência no metrô, ônibus e streetcar

No post anterior falei um pouco sobre como funcionam os principais meios de transporte de Toronto, que são o metrô, ônibus e streetcars. Nesse post agora falarei sobre a compra do ticket e também dos passes que existem, além de como fazer transferência entre os tipos. 

Estação Metrô e Ônibus Toronto
Um pouco do começo do outono enquanto esperávamos na transferência entre metrô e ônibus

Compra de ticket e passes


Os tickets do sistema de transporte em Toronto são os tokens. 

Token de Toronto.
Tokens de Toronto. (Fonte: Wikipedia)

Eles são semelhantes a pequenas moedas e usados nas catracas do metrô ou diretamente com os motoristas de ônibus e streecars. O preço de 1 token é $ 3 (dólares canadenses - 2015) mas, caso seja comprado em maiores quantidades, podem ter o custo reduzido. São comprados em máquinas automáticas nas estações de metrô ou com os próprios atendentes no guichê. Para ônibus e streetcar, caso não tenha tokens, pode pagar diretamente ao motorista. Mas atenção: a quantia deve estar exata, eles não dão troco!

Máquina para compra de tokens para metrô, ônibus e streetcar em Toronto.
Máquina automática para a compra de tokens

Uma possibilidade que pode ajudar a economizar na transporte em Toronto são os passes diário, semana ou mensal. Eles funcionam em todo o sistema e são adquiridos nas estações do metrô. Os valores são:

  • Diário: Custa $ 11,50 e deve ser adquirido no dia do uso. Aos fins de semana pode ser usado 1 passe por família. Válido até as 5:30 do dia seguinte a compra. 
  • Semanal: Custa $ 40,75 e deve ser adquirido entre quinta-feira da semana anterior até a terça feira da semana de uso. Válido de segunda a domingo da semana adquirida. 
  • Mensal: Custa $ 141,50 e deve ser adquirido entre 1 dias antes do começo do mês até o quarto dia do mesmo. Válido até o último dia do mês adquirido. 

Passe semanal para metrô, ônibus e streetcar em Toronto
Passes semanais: cada semana tem uma cor diferente!

Para usá-lo, bastar mostrar ao motorista ou passar a tarja magnética na catraca. Não esqueça de remover a etiqueta antes de começar a usar o cartão senão ele não é considerado válido!

Transferências


Em alguns momentos é necessário fazer uma combinação entre metrô, ônibus e streetcar para chegar ao local desejado. Nesse caso, você paga apenas uma tarifa e faz transferência. A transferência pode variar dependendo do meio de transporte, mas em geral é feita com um ticket de transferência. 

Ticket de transferência para metrô, ônibus e streetcar em Toronto
Ticket de transferência entregue no ônibus

Os tipos de transferências são:

  • Ônibus ou streetcar para metrô: em algumas estações a parada já é dentro da estação, o que faz com que a transferência seja direta. Caso parem na parte de fora, não esqueça de pegar o ticket de transferência com o motorista logo após pagar. Depois é só mostrar no guichê de entrada do metrô. 
  • Metrô para ônibus ou streetcar: semelhante ao que foi dito acima, algumas estações as conexões são diretas. Nas outras, precisa pegar o ticket de transferência nas máquinas de transferência logo após passar pela catraca da entrada. Apresente o ticket para o motorista. 

Como expliquei no post anterior, o sistema de streetcars está sendo renovado, então algumas linhas já contam com os modelos novos. Nesse caso, o sistema é um pouco diferente:

  • A entrada é feita por qualquer porta e não precisa apresentar nada ao motorista;
  • Ticket é comprado dentro do streetcar, em máquinas de autoatendimento;
  • Como não apresenta ticket na entrada, esses streetcars são sujeitos a fiscalização da TTC. Nesse caso, deve ser apresentado o Proof of Payment (POP). O POP pode ser um ticket de transferência ou um cartão de passe, por exemplo. Sujeito a multa caso não apresente um POP válido. 

Entrada do novo Streetcar mostrando a etiqueta do POP. (Fonte: CTV News)

PRESTO


Por último, uma outra possibilidade é adquirir um cartão pré-pago PRESTO. Várias partes do sistema já aceitam e o funcionamento é bem simples: você recarrega o cartão e vai gastando a cada viagem que faz. Para pagar basta passar o cartão é a tarifa é reduzido: $ 2,80 ao invés de $ 3,00. Não esqueça de pegar seu PRESTO receipt, ele é seu POP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário