segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Toronto - Como chegar e o que fazer na Toronto Islands

Uma ilha toda arborizada, com bonitas praias no lago Ontário, uma vista incrível de Toronto, locais para prática de esportes, restaurantes, cafés e simpaticas casas de moradores locais, isso tudo bem próximo do agitado centro de Toronto. Essas são as Toronto Islands, um destino turístico obrigatório para quem estiver na cidade!

Ferry rumo a Toronto Islands
No ferry rumo a Toronto Islands!

Esse conjunto de ilhas era anteriormente uma penìnsula, porém uma forte tempestade em 1852 alterou o terreno da região e deixou ela com o formato atual. A ocupação das ilhas começou no século XIX e hoje ela abriga uma comunidade com aproximadamente 300 casas, escola e igreja. Essa é uma das maiores comunidades car-free (sem carros) do mundo!

Além disso, o aeroporto Billy Bishop encontra-se em uma das extremidades da ilha, dando uma opção bastante prática de viagem por estar tão próximo ao centro da cidade. Devido a restrições de ruído, apenas aeronaves do tipo turbo-hélice podem operar na ilha, o que acaba restringindo um pouco os possíveis destinos a partir do aeroporto. 

Mapa mostrando toda a ilha e suas atrações

Como chegar

O acesso a ilha se dá principalmente usando as linhas de ferry que partem do terminal Jack Layton. O terminal se encontra no ínicio da Bay Street e a estação de metrô mais próxima é a Union Station (Linha 1). 

O trajeto leva em torno de 15 minutos mas as partidas dependem da época do ano. Existem calendários de verão, inverno e outono/primavera, que variam os horários e também os destinos. No verão, por exemplo, é possível pegar o ferry para as 3 docas mostradas na imagem acima. No inverno, apenas para a Ward's Island. 

A tarifa  custa $ 7,25 (Dólares canadenses, em 2015) para 1 adulto, volta inclusa. Pode ser comprada diretamente nos guichês ou online

Entrada do terminal de ferry para a Toronto Islands
Entrada do terminal Jack Layton

Uma maneira alternativa de chegar na ilha é usar os Water Taxis que dá pra encontrar próximo ao terminal. Eles custam em torno de $ 10 e partem quando desejar. 

Atrações da Toronto Islands

Uma das melhores partes da ilha com certeza são as praias, principalmente no verão. Elas possuem uma ótima infra-estrutura, com espaços para prática esportiva e também algumas mesas e cadeiras, caso queira fazer um piquenique ou tomar uma cerveja (verão) ou vinho (inverno). Além disso, o pôr do sol visto das praias é espetacular!

Por do sol na Toronto Islands
Só pra constar, quando fomos ainda nem era inverno!

Para os mais ousados, existe inclusive uma praia de nudismo (Hanlan's Point) próxima ao aeroporto! Infelizmente estava muito frio na época que visitamos a ilha, então não deu para ir lá.

Para quem curte esporte, as possibilidades da ilha são diversas. É possível fazer caminhada, ciclismo (existe um lugar na praia aonde é possível alugar biciclates), baseball, futebol americano, volei, canoagem... enfim, um prato cheio!

Curtindo a paisagem enquanto uma partida de baseball rolava ao fundo

Para quem tem crianças, existe um parque no centro da ilha com diversos brinquedos e atrações. Para chegar nele, a maneira mais simples é pegando o ferry para a Centre Island. Infelizmente, a maior parte das atrações fecha no inverno. 

Aliás, os cafés e restaurantes que vi também estavam fechados para o inverno, portanto a melhor dica que posso dar é de planejar a visita das ilhas no verão! Nessa época a região fica lotada de pessoas e é possível desfrutar de tudo o que a ilha tem a oferecer!

Por fim, não tem como deixar de falar da vista do centro de Toronto que se tem da ilha, com certeza já faz valer a visita! 

Vista do centro de Toronto a partir da Toronto Islands
Vista espetacular do centro de Toronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário