terça-feira, 6 de outubro de 2015

Hiroshima - Street Car, Ferry e passe diário

Dificilmente Hiroshima fica fora de qualquer roteiro de viagem no Japão. A cidade tem um sentimento de superação cativante, principalmente quando se visita as partes históricas relacionadas à bomba nuclear e a destuição que ela causou.   

Em frente ao Atomic Bomb Dome, Hiroshima
Atomic Bomb Dome

A cidade não possui muitos pontos turísticos e alguns poucos dias é suficiente para cobrir tanto a parte de Hiroshima, quanto a de Miyajima, uma ilha bem próxima e altamente recomendável de ser visitada. O meio mais prático de transporte, caso não queira fazer os passeios a pé, é o bondinho, chamado por lá de Streetcar. Para ir até Miyajima existem ferrys ou barcos turísticos. Vou falar um pouco sobre cada um deles e dar uma dica de um passe diário que pode ajudar a economizar seus preciosos yens. 

1) Street Car


Streetcar de Hiroshima. (Fonte: Dreamstime)

A cidade possui 9 linhas. Como dá pra ser visto na foto, os trilhos ficam nas ruas mesmo, em geral na parte central, e os trens correm em paralelo com os carros. Por esse motivo, as estações são abertas, não precisa de ticket pra acessar. Toda a parte de pagamento é feitas dentro do trem (semelhante a um ônibus, por exemplo).

A entrada no trem é feita pelas portas centrais (Entrance) e a saída pelas portas dianteiras ou traseiras (Exit). O pagamento é feito apenas quando você sai do trem, em uma caixa automática que aceita moedas apenas e não dá troco. Semelhante aos ônibus de Quioto, caso você não tenha o valor exato em moedas, próxima a caixa de pagamento existe uma outra máquina que permite trocar notas de 1000 yens ou moedas. 

Mapa com as 9 linhas de streetcar de Hiroshima. 

A tarifa é fixa em 160 yens para todas as linhas, com exceção da parte da linha 2 (a esquerda no mapa) que vai desde a estação Hiroden-nishi-hiroshima até a estação Hiroden miyajima-guchi. Nesse trecho, o valor da tarifa depende do número de estações e é mostrada numa tabela nos trens ou na estação. Se for até o final da linha (Hiroden miyajima-guchi), o valor da tarifa fica em 260 yens. 

A linha 2 de fato é a mais relevante da cidade. Isso porque ela passa em frente ao Atomic Bomb Dome e ao Memorial da Paz (estação Genbaku Dome-mae), além de conectar com o ferry que leva a Miyajima (estação Hiroden miyajima-guchi). 

2) Ferry


Ferry da empresa Matsudai ligando Hiroshima e Miyajima
Ferry que liga Hiroshima a Miyajima

Como disse no ponto anterior, a estação aonde se encontram os ferrys que levam a Miyajima fica no final da linha 2 do Streetcar, na estação Hiroden miyajima-guchi. De lá é possível utilizar os ferrys da empresa Matsudai ou da Japan Rail (JR):
  • Caso decida utilizar o passe diário (que vou descrever abaixo), o ferry da Matsudai é o que deve ser utilizado;
  • Se for utilizar o JR Pass, como o ferry da JR está incluso, a recomendação é não utilizar o passe diário e ir para Miyajima com o ferry da JR. Para chegar até a estação de embarque, é possível pegar um trem da JR saindo da estação Hiroshima  e parando em Miyajima-guchi. 

Estação de ferry de Miyajima

Como opção, se não for utilizar nenhum dos passes, o preço do ferry da Matsudai (em 2015) é de 360 yens ida e volta. 

Além disso, no centro da cidade, próximo ao Memorial da Paz, existem barcos turísticos que fazem a rota até Miyajima. Em geral, os preços desses barcos podem ser mais caros que os ferrys, mas pelo menos estão bem localizados. 


3) Passe diário


Passe diário para streetcar e ferry de Hiroshima
Passe diário streetcar + ferry

Uma opção que é oferecida em Hiroshima é o passe diário, que pode ser apenas para o streetcar ou incluir streetcar e ferry. Os preços (em 2015) são:

  • Apenas streetcar: 600 yens
  • Streetcar + ferry: 840 yens

Considerando que, para ir a Miyajima, o valor é de 520 yens (260 + 260) para a ida e volta no Streetcar, mais os 360 yens de ida e volta no ferry, o total (880 yens) já é maior que o valor do passe. 

A utilização dele é bastante simples: no dia escolhido para utilizar você deve raspar ano, mês e dia. A partir daí, é só mostrar aos cobradores e pronto! Só tome cuidado na hora de raspar para não danificar as outras casas, senão o seu passe pode ser invalidado!

Atenção: esse passe é válido para o ferry da Matsudai! Siga corretamente as placas para não errar. 

O passe é bem fácil de achar, sendo vendido na maioria dos hotéis ou estações de trem. 

Uma outra vantagem do passe é que, já em Miyajima, você ganha desconto caso queira subir o Mount Misen utilizando os 2 teleféricos que existem por lá. O valor normal de uma ida e volta nos teleféricos é de 1800 yens. Caso possua o passe Streetcar + ferry, esse valor cai pra 1350 yens. Só tome cuidado com os horários: o último teleférico parte as 17:30!


Floating Torii em Miyajima
Floating Torii em Miyajima




Nenhum comentário:

Postar um comentário