sábado, 11 de maio de 2013

Buscadores de Passagem

Talvez os melhores amigos dos viajantes modernos! Esses sites possuem a grande vantagem de serem agregadores de companhias, ou seja, buscam todas as passagens possíveis e as exibem como resultado, podendo então serem ordenadas por preço, horário, conexões, etc.  Todo início de planejamento de viagens provavelmente passa por aqui!

O primeiro que tive contato foi o Skyscanner. Durante meu período de intercâmbio fiz muito uso dele. Por quê? Bem, primeiramente porque ele tinha a melhor base de dados de companhias europérias que eu vi. Praticamente todas estavam lá, principalmente as low costs, que eram meu objetivo de viagem (estudante pobre). Segundo, por ele possuir um recurso que eu acho sensacional: a possibilidade de dexar a pesquisa de destino em aberto! Basta não preencher e a ferramenta te dá uma lista com todos os destinos possíveis e uma previsão de preço! Era muito útil quando eu queria viajar, mas não tinha um destino ainda definido. 

"Deixa o Skyscanner me levar, Skyscanner leeeva eu.."

Nunca comprei passagem diretamente por ele (nem sei se dá, na verdade). Sempre foi uma referência de pesquisa, mas após eu ia no site da própria companhia e comprava lá. Acabei usando pouco no Brasil porque não achei que a ferramenta funcionava tão bem (valores desatualizados e não tinha todas as cias), mas já faz um tempo que não uso, pode ser que esteja melhor agora.



No Brasil, tenho usado 2 buscadores que têm funcionado muito bem até agora: Decolar e Submarino Viagens. Ambos são bem parecidos, fazem uma pesquisa básica, o uso é bem intuitivo e fazem combinações de companhias, o que pode ser bem útil. Infelizmente não permitem muitas variações no estilo da pesquisa. É possível comprar diretamente no site, mas dependendo da passagem desejada, a taxa cobrada pode ser um pouco salgada. Por um lado, traz um pouco mais de segurança quando se está comprando de alguma companhia aérea estrangeira, além do pagamento poder ser feito em reais (parcelamentos dependem muito da companhia aérea que se está comprando; as vezes é possível, as vezes não). Um exemplo: meu amigo estava planejando uma viagem para o Peru, comprou as passagens no Decolar e, 1 mês antes, a cia aérea faliu! O Decolar cancelou a compra e devolvou o dinheiro sem complicação. Pessoas que haviam comprado direto no site da AeroSur não tiveram a mesma sorte. Recomendo pensar com carinho na possibilidade de se comprar por eles quando for fazer alguma viagem com uma cia aérea desconhecida (ou mesmo estrangeira). 

Foi essa aí que deixou o povo na mão!

Uma opção legal que eu vi por acaso foi o Zupper. Aparentemente igual aos outros na pesquisa padrão, ele tem algumas coisas diferentes que podem ser interessantes, dependendo do seu planejamento. Uma característica que me chamou atenção foi a possibiidade de buscar múltiplas cidades. Nem sempre queremos fazer uma ida e volta, e nas ferramentas padrão as vezes é bem complicado planejar viagens que começam por um lugar e terminam por outro. Ainda não comprei nele, mas acho que vou testar logo!

Solte a imaginação!

Um buscador mais profissional é o ITA. Ele é usado de base para diversos buscadores, agências de turismo e companhias aéreas. É extremamente flexível, permite customizar sua busca da maneira que deseja, inclusive fazendo itinerários de várias cidades. Não dá para comprar por ele, e o site é só em inglês, porém é possível encaminahr a busca para seu agente de turismo (ou alguma agência), e como provavelmente eles possuem a ferramenta lá também, comprar com eles. Também nunca fiz, mas quem sabe né...

Outros 2 buscadores muito famosos, mas que não conheço muito sobre eles para dar alguma opinão, são o Hipmunk e o Kayak. São muito bem avaliados, então acredito que vale a pena testar!

Agora, se seu objetivo for viajar de onibus, recomendo o Busca Ônibus, Netviagem ou Chegue lá

Pra finalizar, acredito que nada substitui aquela olhadinha no site da companhia aérea. Os preços lá as vezes são melhores, ou algum voo que o buscador deu como indisponível ainda possui alguma passagem (o contrário também é possível). Enfim, bastante pesquisa em busca da passagem perfeita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário