segunda-feira, 14 de março de 2016

Introdução aos programas de milhagem

Para quem é viciado em viagens de verdade, fazer contas e mais contas envolvendo "quantas milhas tenho?", "quanto falta para tirar aquela viagem dos sonhos?" ou  "preciso ganhar mais milhas urgente!" fazem parte da rotina diária de planejamento! Mas o que são os programas de milhagem e quais os benefícios eles podem trazer? 

Um programa de milhagem pode ser o diferencial para conseguir aquela viagem!

Os programas de milhagem surgiram como uma forma de as companhias aéreas recompensarem a fidelidade dos clientes. Basicamente, eles recebiam pontos sempre que voavam com a companhia, equivalente a distância da viagem. Esses pontos poderiam ser trocados no futuro por novos voos, quando atingido um valor necessário. Esse conceito não mudou na verdade, mas os programas de milhagem evoluíram bastante nos dias de hoje, diversificando tanto os metódos de acúmulo de pontos como as possibilidades de resgate.  

Vou listar aqui quais são as possibilidades que existem para acúmulo de milhas, os benefícios dos programas e listar os principais programas de milhagem no Brasil. 

Acúmulo de Milhas

Existem diversas maneira de se acumular milhas em um determinado programa de milhagem. Os principais estão listados abaixo. 

Voando na companhia aérea ou em parceiras

O metódo original ainda é o mais eficiente. Cada voo pode ser convertido em milhas, de acordo com a distância e a classe do voo.  Para isso, basta informar o seu número do programa na hora do check-in ou solicitar após o voo (através de site ou telefone). Geralmente as solicitações podem ser feitas até 6 meses após a viagem e para cadastros criados em data anterior a viagem.  Portanto, não deixe para fazer depois seu cadastro senão pode correr o risco de não conseguir suas milhas! A dica é sempre ir para o aeroporto já com o número do programa em mãos. 

Um ponto de atenção é com a maneira que o nome/sobrenome estão escritos na reserva da passagem: se não corresponderem exatamente ao formato que está no programa de milhagem, você pode ter dificuldade para incluir seu número na reserva. Nesses casos, geralmente você acaba tendo de solicitar as milhas após o voo (o que pode ser um pouco trabalhoso). 

Além da própria companhia aérea, existem também acordos, parcerias e alianças que permitem que você acumule pontos em um programa de milhagem voando com outra companhia aérea que não a do próprio programa.  

Voar é o melhor jeito de ganhar milhas!

Transferindo pontos do cartão de crédito

Praticamente todos os cartões de crédito possuem um sistema de pontuação. Os pontos recebidos são, geralmente, uma relação entre o valor pago da fatura e um multiplicador baseado em dólar. Por exemplo, cartões padrão tem uma conversão de 1 ponto a cada dólar pago da fatura. Cartões mais específicos podem ter uma pontuação de 1,5 ou até 2 pontos por dólar. 

Geralmente esses pontos ficam acumulados no próprio programa do cartão (ou do banco) e podem ser transferidos para o seu programa de milhagem de interesse. A vantagem é a flexibilidade de escolher seu programa preferido e também a possibilidade de conseguir algumas promoções que dão bonificação nessa transferência. 

Um cuidado importante é com a validade dos pontos: eles costumam durar entre 2 a 3 anos, e quando expirados não são mais recuperados. Vale a pena sempre dar uma checada no status dos seus pontos para não perder nenhum!

Na dúvida, pense que o mais caro vai te dar mais milhas!

Transferindo pontos de estadia em hotéis

As principais redes de hotéis também possuem seus próprios programa de pontos. Cada diária paga em um desses hotéis acumula pontos que podem posteriormente ser transferidos para o programa de milhagem de preferência. O lado bom é que aumenta a quantidade de milhas recebidas por viagem. O lado ruim é que, geralmente, os programas de milhagem brasileiros não estão incluídos nos possíveis para transferência. Para quem viaja muito pro exterior, vale muito a pena focar em algum programa de milhas internacional por motivos como esse. 

Seguem alguns hotéis e seus programas de pontos:



Benefícios dos Programas de Milhagem

O principal benefício, obviamante, é a retirada de bilhetes de voo utilizando as milhas acumuladas. É possível retirar passagens na própria companhia aérea do programa ou também nas parceiras. Assim como o valor em dinheiro, o custo das passagens em milhas depende do trecho e data desejados. 

Para aumentar a fidelidade dos clientes, os programas de milhagem possuem categorias que podem ser conquistadas, equivalentes a quantidade acumulada num determinado período de tempo. Essas categorias possuem várias vantagens, como por exemplo:

  • Escolha de assentos preferenciais sem custo adicional;
  • Prioridade de check-in e embarque;
  • Bagagens adicionais sem custo; 
  • Entrada nas salas VIP da companhia aérea ou parceira; 
  • Descontos em aluguel de carros.

Voar com milhas é sempre melhor!

Programas de Milhagem no Brasil


No Brasil temos 4 companhias aéreas principais, listadas abaixo com seus respectivos programas de milhagem e principais parceiras:

TAM (futuramente LATAM)

  • Programa de milhagem: Multiplus (ou TAM Fidelidade)
  • Principais parceiros: LAN, American, British Airways, Iberia, JAL, Qantas, Qatar, entre outros. 

GOL

  • Programa de milhagem: Smiles
  • Principais parceiros: Delta, Air France, KLM, TAP, Alitalia, Air Canada, entre outros. 

Azul

  • Programa de milhagem: Tudo Azul
  • Principais parceiros: United

Avianca

  • Programa de milhagem: Amigo
  • Principais parceiros: Lufthansa, ANA, Air China, Singapore, Thai, entre outros. 

Como essas parcerias mudam o tempo todo, a recomendação é olhar diretamente no site do programa pra descobrir se a companhia aérea desejada é ou não parceira do seu programa. 

Um comentário:

  1. Excelente artigo sobre max milhas, aqui eu compartilho outro artigo sobre como viajar de graça ou quase de graça com max milhas: 7 dicas para voar gratuitamente com max milhas

    ResponderExcluir