sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Benefícios de viagem oferecidos pela bandeira do cartão de crédito

Viajar com certeza é uma das experiências mais enriquecedoras que existe, repleta de ótimos momentos, diversão e descobertas. Mas, como tudo na vida, imprevistos acontecem e rapidamente uma ótima viagem pode se tornar uma grande complicação. 

Uma boa maneira de estar preparado é possuir seguros que cobrem os principais problemas que podem ocorrer, como extravio de bagagem ou doença. O problema é que esses seguros não costumam ser baratos! Se você estiver viajando em casal ou família então, o gasto pode comprometer grande parte do orçamento da viagem. 

Benefícios de viagem oferecidos pela bandeira do cartão
Que mala linda, seria uma pena se ela fosse extraviada!

"Para nossa alegria", existe uma ótima alternativa. As bandeiras de cartão de crédito (Visa e Mastercard, por exemplo) oferecem diversos benefícios quando você faz o pagamento dos gastos de viagem usando seu cartão (vou explicar melhor em cada item abaixo). Importante ressaltar que esses benefícios são diretamente ligados ao tipo de cartão que você possui, geralmente sendo exclusivos para cartões Platinum (ou equivalente).

Particularmente, já utilizei esses serviços algumas vezes e posso atestar que, além de funcionar muito bem, são bastante práticos e econômicos. 

ATENÇÃO: Cheque diretamente com sua operadora de cartão quais benefícios você tem direito. Bandeiras diferentes podem oferecer benefícios diferentes.  

Seguro Contra Extravio de Bagagem

Esse seguro cobre o portador do cartão e sua família quando os gastos referentes a passagem da viagem foram pagas utilizando o cartão de crédito. Ele cobre o valor referente a bagagem extraviada, até um certo limite. 

Importante notar que, caso sua bagagem seja extraviada, a companhia aérea também deve possuir uma política de compensação. O seguro da bandera do cartão geralmente continua válido e complementa a compensação da companhia aérea até o limite máximo do benefício. 

Seguro de Automóvel

Esse seguro cobre o portador do cartão quando o pagamento de um carro alugado é feito utilizando o cartão de crédito. Ele cobre danos no veículo alugado que sejam passíveis de cobrança pela locadora e foram ocasionados por algum acidente ocorrido com você durante o período do aluguel. 

Algo importante de ressaltar é que, para que o seguro seja válido, você deve rejeitar qualquer outro seguro oferecido pela locadora, exceto aqueles que sejam obrigatórios por lei. 

Esse é um dos que já usei. Durante minha viagem para Los Angeles, tive um pequeno encontrão com a parede de uma garagem e o carro foi danificado. A locadora cobrou $ 1400 de reparo! Acionei a Mastercard Brasil, que me informou que eu deveria realizar o pagamento e depois solicitar o reembolso. Como não achei muito prático, acionei a Mastercard EUA e, para minha surpresa, eles assumiram toda a negociação com a locadora e fizeram o pagamento diretamente com eles. Simples e direto! (Fica aí outra dica!)


Benefícios de viagem oferecidos pela bandeira do cartão
Cuida bem do seu carro alugado!

Seguro de Viagem

Esse seguro cobre o portador do cartão e sua família quando os gastos referentes a passagem da viagem foram pagas utilizando o cartão de crédito. Esse seguro cobre danos ou lesões (incluindo permanentes ou até mesmo morte) caso ocorra algum acidente na empresa de transporte. É válido desde a hora que você embarca até a hora que você desembarca do meio de transporte utilizado. 

Seguro Saúde e Médico

Esse seguro cobre o portador do cartão e sua família quando os gastos referentes a passagem da viagem foram pagas utilizando o cartão de crédito. Ele cobre emergências médicas ou hospitalares. Importante ressaltar que também é válido como Cobertura Schengen: o seguro obrigatório para viajar para a maioria dos países europes que compõe o espaço Schengen. 

Em geral, o seguro tem cobertura máximo de 30 dias. Para viagens mais longas (intercâmbio, por exemplo) acaba sendo necessário contratar um seguro a parte para o período além do primeiro mês. 

Caso precise de algum comprovante de seguro (algumas escolas de inglês no exterior podem pedir, por exemplo), basta ligar para sua operadora, demonstrar que comprou a passagem com seu cartão e eles te enviam o comprovante do seguro! 

Benefícios de viagem oferecidos pela bandeira do cartão
Conhecer seus benefícios te dá paz de espírito para aproveitar a viagem!

Além dos seguros descritos acima, existem também alguns outros benefícios providos pelas bandeiras do cartão:
  • Concierge: praticamente um consultor e assistente pessoal, os serviços de concierge tem diversas funções. Algumas das principais: indicar e reservar restaurantes, checar status de voos, enviar táxi para onde estiver. Enfim, auxiliar nos pequenos detalhes da sua viagem. 
  • Substituição de cartão de emergência: se seu cartão for roubado ou perdido, a operadora consegue te enviar um de emergência num prazo máximo de 24 horas, aonde quer que você esteja. Esse é outro serviço que já utilizei. Liguei reportando a perda do cartão, comprovei alguns dados e informações e na manhã do dia seguinte já estava com o cartão emergencial em mãos. 
  
Vale a pena explorar com carinho o site da sua bandeira e conhecer todos os possíveis benefícios que você possui! Como ponto de partida, acesse os sites dos benefícios dos cartão Platinum de Visa ou Mastercard

Nenhum comentário:

Postar um comentário