domingo, 27 de setembro de 2015

Japão - Como funciona o passe de ônibus da Willer Express

Quando iniciei o planejamento para minha viagem ao Japão, tinha como objetivo utilizar o Japan Rail Pass. Esse é um passe que permite utilizar os trens da linha da Japan Rail (JR) por um período determinado de tempo, incluindo o famoso shinkansen, o trem de alta velocidade japonês. 

Diferentes modelos de shinkansen alinhados (Fonte: Wikipedia)

O JR Pass é bastante recomendado para turistas no Japão (vou fazer um post específico sobre ele), mas 2 características acabaram não se encaixando bem no meu planejamento da época:

  • Os dias da validade do passe são dias corridos;
  • O preço é bastante elevado. O passe de 7 dias fica em torno de 30 000 yens (aproximadamente 240 dólares). 

Como minha viagem era de baixo orçamento e o objetivo era passar bastante dias em cada lugar, decidi por não utilizar o JR Pass. 


Na busca por alternativas, me deparei com o site da Willer Express. Ela é uma simpática companhia de ônibus japonesa, conhecida por seus ônibus rosas. Sua rede conta com mais de 20 destinos diferentes no Japão, com várias linhas diurnas e noturnas entre as principais cidades. 

Ônibus da Willer Express (Fonte: Wikimedia)

A Willer Express tem uma oferta para turistas internacionais chamada de Japan Bus Pass. Esse passe acabou me interessando mais por conta do preço e da flexibilidade. São 2 tipos de passes ofertados:

  • 3 dias - Preço: 10 000 yens (em torno de 80 dólares)
  • 5 dias - Preço: 15 000 yens (em torno de 120 dólares)

Um ponto importante é que esses dias são não consecutivos, dentro de um prazo de 2 meses após a compra. Muita atenção nesse ponto!

Além disso, cada um dos dias em que o passe é utilizado dá direito a utilziar um ônibus diurno e um ônibus noturno. O próprio site tem um modelo de exemplo que mostra como o passe pode ser utilizado. 

Exemplo de roteiro para um passe de 3 dias

1º Passo - Comprando o passe


A compra pode ser feita diretamente no site, com pagamento por cartão de crédito (internacional e devidamente habilitado). Para comprar, clique no botão "Purchase". Você vai precisar fazer um cadastro no site. Se tiver dúvidas ou problemas durante o cadastro e pagamento, acesse o FAQ do site que ele é bem completo e direto na resolução de dúvidas. Para auxilixar, as 2 principais dúvidas que tive:

  • No campo que pede número de telefone, caso não consiga colocar seu número, preencha apenas com digitos 10 ou 11. Exemplo: 080-111-1111 ou 080-1111-1111;
  • O sobrenome (Family Name) deve ser colocado sem espaços. Por exemplo, meu sobrenome no cadastro ficou DortasMaffei.

Na hora de realizar a compra, tem um calendário com o título "Available Dates". As datas em que não são permitidas reservas pelo passe são mostradas em cinza. Existem apenas algumas poucas semanas do ano que isso ocorre, mas vale a pena prestar atenção para garantir que sua viagem não coincide com essas semanas. Aproveite também e leia com calma as regras do passe!

Após a compra, vem a parte de reservar seus ônibus!

Viajando no ônibus da Willer Express entre cidades no Japão
Economizando uma diária de hotel com a Willer Express!

2º Passo - Reservando os ônibus


Faça o login no site, vá em "My Page" e depois em "Bus pass management". La você vai ver o seu passe, com o número de dias (3 ou 5) e duas linhas por dia. Isso é porque você tem direito a um ônibus diurno e um noturno por dia de uso!

Faça a busca com rota e dia desejados e vão aparecer as opções disponíveis. 

  • Olhe bem os tipos de ônibus disponíveis. Existem alguns com cadeiras mais confortáveis, outros com algumas amenidades (como tomadas e wi-fi);
  • A maior parte dos ônibus não possui banheiro. Em contrapartida, os motoristas fazem paradas de 15 minutos a cada 2 horas de viagem. Os locais de parada são bem completos, com banheiros, lanchonetes, máquinas de bebida, entre outros; 
  • Quando escolher a opção desejada, vão aparecer as opção de pontos de partida e chegada nas cidades escolhidas. Olhe atentamente para cada uma delas, clique no nome da estação para ver mais informações e olhe exatamente aonde fica no Google Maps. Tenha certeza que o ponto escolhido seja o mais próximo de onde estiver hospedado, para evitar problemas no dia do embarque; 
  • Quando for confirmar a reserva, coloque o passe como forma de pagamento. Desconsidere o valor nominal da passagem que vai ser apresentado, ele está lá só a caráter informativo;
  • Se tiver mais de uma pessoa indo na mesma viagem, marque os 2 passes. Entretanto, só vai precisar colocar o nome de 1 pessoa como referência da reserva (no documento do motorista aparecem 2 poltronas reservadas para o mesmo nome);
  • Não precisa fazer reserva de poltrona. Isso é feito automaticamente e vai constar no documento que o motorista leva;
  • Não tem ticket, basta imprimir o email de confirmação da reserva que vai utilizar. 

As reservas vão aparecer confirmadas quando acessar seu passe.

3º Passo - Embarcando no ônibus


Em alguns casos, o lugar de embarque pode ser uma pequena rodoviária, o que facilita a localização. Entretanto, na maior parte das vezes, o embarque é feito em pontos específicos na rua mesmo. Por esse motivo, confira exatamente o local que selecionou para embarcar e garanta que se dirija pra ele com bastante tempo de antecedência. No meu caso, quando estava indo de Hiroshima para Tóquio, eu achei que havia selecionado o ponto da universidade de Hiroshima, que era bem próxima do meu hotel. No dia de embarcar, descobri que na verdade o ponto era em Higashi Hiroshima, uma província próxima que possui um campus da universidade. Saímos correndo do hotel para conseguir pegar um trem e um táxi e conseguir chegar no horário!

Distância entre o hotel e o ponto do ônibus: quase não conseguimos chegar a tempo!


Os ônibus são extretamente pontuais, portanto se programe para chegar no local com pelo menos meia hora de antecedência. O motorista vai chamar na hora de embarcar e te falar qual é a sua poltrona. Você pode também deixar a mala na parte de baixo. Lembre-se que a maioria dos ônibus não tem banheiro, então aproveite bem as paradas a cada 2 horas. 

Fiquei muito satisfeito com a Willer Express, principalmente por conta do custo-benefício. Recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário