Nesse mundo extremamente conectado em que vivemos, não é incomum vermos e pedirmos a senha do wi-fi nos estabelecimentos em que paramos para podermos mandar mensagens para a família, postar fotos ou fazer alguma busca de lugares para visitar. Utilizar o roaming da operadora no Brasil é sempre uma possibilidade, mas os preços geralmente são bastante altos. Felizmente, existe uma outra alternativa que tem se mostrado bastante prática e econômica em minhas viagens: comprar um chip pré-pago no país visitado.
Pra quem gosta de estar sempre conectado, não dá pra depender de orelhão! |
Ter uma conexão de dados disponível em seu celular o tempo todo da viagem não é somente agradável como também bastante prático, já que permite a utilização de serviços de GPS ou de pedidos de táxi, por exemplo. Além disso, ter um número disponível pode ser de grande ajuda numa emergência.
Em geral, os planos pré-pagos funcionam de maneira parecida que no Brasil: você insere créditos e vai gastando eles ao longos dos dias ou pacotes consumidos. Vou dar o exemplo de alguns países, a dica é de sempre pesquisar quais as operadoras e planos possíveis no país que irá visitar. Quando quiser comprar o chip, basta ir em alguma loja da operadora (existem diversas, principalmente em shoppings) e você já sai de lá com o celular conectado!
Importante: para que os chips de outros países funcionem corretamente, seu celular deve ser desbloqueado (unlocked).
Estados Unidos
O chip pré-pago lá é chamado de "prepaid sim card" e pode ser encontrado em todas as principais operadoras. Quando cobrado, custa em torno de $10 mas, dependendo do plano contratado, o valor nem é cobrado.
Na média, o plano pré-pago sai em torno de $40 pelo uso no mês (Monthly Plan), com ligações e torpedos ilimitados dentro dos EUA e um pacote de dados (algo como 3 Gb). Sempre é possível adicionar mais dados, por um valor a parte.
Caso não vá ficar muito tempo no país, também é possível encontrar em algumas operadoras os planos diários (Daily Plan), algo em torno de $3 a $4 por dia com um pacote de dados menor.
França
O nome por lá é "carte SIM prépayée" ou "puce prépayée". O processo é bastante semelhante ao que foi descrito pros EUA, com a possibilidade de contratar planos mensais ou até mesmo diários. O plano mensal é encontrado por algo em torno de €30.
Japão
No caso do Japão, existe uma particularidade interessante: os "sim cards" só possues dados móveis. A lei japonesa proíbe o fornecimento de números de telefone para visitantes de curta duração. Nesse caso, o chip deve ser usado somente para utilizar a internet. O plano mais simples, com 1Gb de dados, sai em torno de 3000 ienes (aproximadamente 95 reais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário